Rádio do Mate
A solenidade de pré-lançamento do documentário "Circuito das Águas, das Tropas e do Mate - Passo do Pontão" foi realizada com grande sucesso na noite da quinta-feira, 14/11 na Câmara de Vereadores de Barracão. O local estava lotado de participantes do projeto, lideranças políticas dos municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de membros da comunidade.
O tropeirismo, movimento de grande importância econômica para o Brasil Colonial foi muito importante na abertura de estradas e fundação de vilas e cidades e ajudaram a desbravar esse país. Estima-se que o caminho do Passo do Pontão, existiu na clandestinidade por aproximadamente um século.
Foto: Público presente no lançamento do documentário.
O CIRCUITO DAS ÁGUAS, DAS TROPAS E DO MATE
O Circuito das Águas, das Tropas e do Mate (CATM) é um espaço territorial formado sobre forte influência de três elementos característicos desse território: a Água, o Tropeiro e a Erva-mate. Essa tríade associação cria um cenário inspirador para o desenvolvimento coletivo de um grupo de municípios fortalecendo suas potencialidades individuais em favor da coletividade. O projeto CATM além de destacar os aspectos históricos, sociais, culturais, ambientais e econômicos tem um grande valor turístico. Integram o circuito os municípios de Mato Castelhano, Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Barracão e Machadinho.
O PASSO DO PONTÃO
O Passo do Pontão era o local de travessia no rio Uruguai ligando os atuais estados do Rio Grande do Sul (município de Barracão) e Santa Catarina (município de Campos Novos) no período do tropeirismo com tropas de mulas e de bovinos em direção à Sorocaba.
O Passo do Pontão está situado na Linha Tope, a aproximadamente 6 km da cidade, possui uma rica história ligada aos tropeiros. Em 1748, tropeiros criaram essa rota alternativa para evitar o pagamento de impostos, estabelecendo um caminho clandestino que se manteve ativo por cerca de um século.
Foto: Mapa das Tropas.
Este trajeto desafiador foi essencial para o transporte de tropas de animais, conectando o Rio Grande do Sul a São Paulo e Minas Gerais. O percurso inclui pontos históricos, como a Gruta Sagrado Coração de Jesus, que abriga uma imagem esculpida naturalmente na rocha, e as taipas de nivelamento, que facilitavam a passagem por terrenos íngremes. Em 1848, o local ganhou ainda mais relevância com a construção de um quartel e uma casa de coletoria para arrecadação de impostos, sendo um marco importante na história e no comércio local.
O documentário “Circuito das Águas, das Tropas e do Mate – Passo do Pontão”, foi produzido e dirigido pelo Instituto Humaniza em parceria com o município de Barracão. Assista o documentário em https://www.facebook.com/watch/?v=991362309422745