Passo Fundo, RS - Membros da comissão organizadora do Concurso Árvores Gigantes se reuniram nesta quinta-feira (15) para realizar um balanço dos resultados da edição de 2025 e discutir as projeções para o ano de 2026. O concurso, que neste ano elegeu as Árvores Gigantes de Erva-Mate, foi considerado um sucesso por todos os participantes.
A Força da União e o Sucesso da Erva-Mate
O encontro foi conduzido pela acadêmica Gabriela Rodrigues e pelo Professor da Universidade de Passo Fundo, Jaime Martinez, que em sua fala inicial ressaltou a crucial importância da união entre as entidades e os polos ervateiros para o êxito do evento. Para Martinez, o sucesso do concurso em 2025, focado na erva-mate, deveu-se ao apoio de toda a cadeia produtiva, incluindo Emater, Ibramate, Sindimate-RS e as Associações dos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul.

Jaime Martinez, Universidade de Passo Fundo
O Coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate do RS e extensionista da Emater, Ilvandro Barreto de Melo, destacou a iniciativa da Universidade de Passo Fundo (UPF) na promoção do evento. "Foi gratificante participar do contexto do concurso em 2025", afirmou Melo, valorizando a participação massiva das associações.

Ilvandro Barreto de Melo, Câmara Setorial Erva-Mate RS/ EmaterRS
Resgate e Valorização de Exemplares Escondidos
A experiência de campo foi enaltecida por Sélia Felizari, da Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate). Ela destacou a valorização e o resgate de exemplares escondidos de erva-mate, concluindo que a Apromate agradece a participação e garante presença nas próximas edições.

Presidente da Apromate, Selia Felizari
A importância do trabalho conjunto foi reforçada por Cinara Martins, representante da Emater da região Celeiro Missões, que defendeu que o concurso deve continuar atuando em grupo para obter êxito nas edições futuras. Em representação ao Ibaramate, Ismael Rosset seguiu a linha da união, destacando a necessidade de manter-se junto às instituições que promovem a biodiversidade e a pesquisa. Rosset também enfatizou o fortalecimento e a continuidade da parceria entre o setor ervateiro e a UPF.
Repercussão e Engajamento Social
A divulgação e o engajamento da sociedade foram pontos altos na avaliação. Julia Costa Oliveira, acadêmica do curso de História e responsável pela divulgação do concurso na imprensa, sublinhou a relevância da sociedade como um todo se engajar no projeto.

Julia Costa Oliveira, Universidade de Passo Fundo
Tiago Fick, da Seapi, classificou a repercussão do evento como algo que superou as expectativas e que é "muito positivo".
A presença constante da Rádio do Mate também foi lembrada. A emissora cobriu o evento desde a primeira edição, que buscava a maior Araucária do norte gaúcho, e fez uma cobertura especial na divulgação das erveiras campeãs de 2025.
O Futuro do Concurso
A reunião foi finalizada com e expectativa de que seja criada um ponto de visitação para o público conhecer de perto o exemplar da maior erva-mate do RS, essa gigante encontra-se no município de Caseiros RS, bem como a pesquisa e estudos genéticos das plantas que tiveram destaque durante o concurso, foi debatido ainda sobre qual será o exemplar de árvore a ser destacado na próxima edição.
Em 2026, o Rio Grande do Sul descobrirá qual será a próxima Árvore Gigante a ser eleita no estado, ainda não sabemos qual será a espécie escolhida, mas já sabemos que o evento será um grande sucesso.
Alex Romano
Rádio do Mate