PLANTIO DE ERVA-MATE INICIA EM RITMO ACELERADO EM 2024, PONTUA PROPRIETÁRIO DO VIVEIRO MATRIX DE MACHADINHO/RS
18/04/2024 09:46 em Erva-Mate

Por Rádio do Mate

Foto1: mudas de erva-mate cultivar Cambona 4 na fase de rustificação. Viveiro Matrix.

 

A formação de novos ervais iniciou em ritmo acelerado neste ano de 2024, conforme relata o proprietário do Viveiro Matrix Clairton da Fonseca, localizado no município de Machadinho/RS. As estiagens ocorridas entre os anos de 2019 a 2022, anos de intensos plantios, elevaram o índice de perdas que chegaram até 80% conforme relatórios das instituições técnicas e entidades do setor ervateiro.

As áreas de replantio, em função desse ocorrido, são bem significativas e os produtores estão usando esta temporada para efetuá-lo, além das novas áreas em implantação ou até mesmo de renovação de antigos ervais por troca de material genético mais produtivo e mudas de melhor qualidade.

 

Fotos 2 e 3: mudas da cultivar cambona 4 aptas ao plantio. Safra 2024. Viveiro Matrix.

 

A redução do preço da soja é outro fator que mobilizou produtores a buscarem uma nova atividade na propriedade rural, no sentido de diversificar a produção para a redução de perdas e aproveitamento de novas oportunidades. A erva-mate pela sua produtividade associada a um preço por arroba que não teve grande defasagem se comparada a outros produtos agropecuários, apresenta-se como uma excelente opção para regiões próximas e equipadas com indústrias ervateiras que compram e processam a matéria prima.

O parque industrial instalado na região de Machadinho/RS absorve toda a produção regional de erva-mate, que compõe 30% apenas da demanda do produto in natura do mesmo, sendo que 70% da matéria prima para abastecer as indústrias locais vêm de outros polos ervateiros ou até mesmo dos Estados de Santa Catarina e do Paraná.

 

Foto 4: plantio de erva-mate cultivar Cambona 4 em sistema Agroflorestal. Produtor Élio Pieri. Machadinho/RS.

 

Detentor do material genético da cultivar Cambona 4, primeira e única cultivar de erva-mate gaúcha, desenvolvida e registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), até o presente momento, credita no potencial da Cambona 4 a expressiva procura por mudas, já que ela possui alta produtividade, grande velocidade de rebrote, alta precocidade produtiva, sabor suave para uso em blends industriais, bom rendimento industrial, homogeneidade de crescimento e longevidade produtiva. Facilmente adaptada em sistemas de plantio a pleno sol ou agroflorestais, sombreados.

Clairton considera que o trabalho pela busca da “Indicação Geográfica Erva-mate Região de Machadinho”, em andamento, trará uma nova realidade para o setor ervateiro local, com oportunidades e perspectivas diferenciadas, visto a organização que o processo impõe e a visibilidade creditada pelo selo geográfico. Serão beneficiados os viveiristas, os produtores de folha, os trabalhadores do setor, às industrias, o produto, os municípios que integram a área geográfica, o comércio e o turismo regional.

 

Foto 5: Erva-mate cultivar Cambona 4. Uniformidade de desenvolvimento. Produtor Lourenço Pieri (in memoriam). Machadinho/RS.

 

O proprietário do viveiro Matrix destaca algumas sugestões básicas para quem irá formar um erval:

1) Necessidade de aptidão do produtor pela atividade.

2) Necessidade de indústria transformadora localizada em distância próxima do erval que compre a matéria prima produzida.

3) Aquisição de mudas com excelente qualidade e de procedência conhecida.

4) Preparo adequado do solo, demarcação de estradas e bom alinhamento das fileiras.

5) Espaçamento compatível com o modelo de manejo do erval.

6) Uso da tecnologia disponível nos tratos culturais.

7) Poda de forma adequada e tecnicamente voltada para a biologia da árvore.

8) Monitoramento contínuo e observação no comportamento das erveiras.

 

Foto 6: Erval com a cultivar Cambona 4. Produtor Anacleto Pieri. Machadinho/RS.

 

Clairton ainda revelou que a estrutura física do Viveiro Matrix estará mudando de endereço e a produção de mudas para a temporada 2025 já será realizada nas novas instalações. Isto proporcionará uma melhor performace nas operações rotineiras e no atendimento aos clientes. As melhorias precisam ser constantes, concluiu.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!