CIRCUITO DAS ÁGUAS, DAS TROPAS E DO MATE - ESPAÇO GEOGRÁFICO PARA EXPERIÊNCIAS ÚNICAS
27/02/2024 08:08 em Erva-Mate

Grasielli Fabro de Lima (Comitê CATM)

O Termo de Cooperação turística entre os municípios de Mato Castelhano, Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha, Barracão e Machadinho para criar o Circuito das Águas, das Tropas e do Mate (CATM), assinado durante a Expodireto Cotrijal 2023, está perto de completar o seu primeiro ano. Recentemente o município de Capão Bonito do Sul aderiu ao circuito, após ter sua solicitação aprovada em Assembleia Geral, elevando para sete o número de municípios integrados na proposta.

Figura 1: Circuito das Águas, das Tropas e do Mate. Fonte: CATM. 2023.

 

Essa iniciativa conjunta que potencializa e viabiliza a prospecção do turismo regional, sinalizando a união, a agregação e a expansão das fronteiras, em contraponto ao isolamento territorial geográfico, têm o intuito de desenvolver ações conjuntas voltadas ao turismo, destacando o potencial, as características comuns e complementares neste grupo de municípios, bem como a diversidade de riquezas históricas, culturais, paisagísticas, naturais, étnicas, religiosas, de aventura, lazer e gastronomia.

No tocante ao potencial regional incluem-se o Berço das Águas, a Redução Jesuítica de Santa Teresa, a Floresta Nacional (Flona), O Capão da Guarda, a Barragem do Capinguí, o Posto da Guarda, os episódios da Revolução Farroupilha, da Revolução Federalista, da Batalha de “Monte Caseros”, o Mato Castelhano, o Campo do Meio, o Mato Português, a Lenda da Lagoa Vermelha, o Monumento a São João Maria, o Nascedouro do Rio Uruguai, o Passo do Pontão, o Parque do Espigão Alto, as Cascatas de Barracão, a Jornada Religiosa em Honra a Frei Teófilo – Pela Proteção das Águas e da Erva-mate, a Invernada dos Macacos, o Balneário de Águas Termais, o Lago da Usina Hidrelétrica e o Spa Ilex, na “Hidroterapía Mate Termal” com cosméticos a base de erva-mate, em Machadinho, dentre outros atrativos turísticos.

Foto 1: Cascata das Andorinhas. Fonte: Barracão-RS - O Paraíso das Cascatas. 2022.

 

Na gastronomia opções como o peixe e a comida campeira de Mato Castelhano e Gentil, o “Café Colonial de Caseiros”, os “Doces Campeiros”, o “Churrasco de Lagoa Vermelha”, o “Churrasco do Cordeiro Mamão de Capão Bonito do Sul”, a comida tropeira e a gastronomia do pinhão em Barracão, o “Costelão na Brasa”, os pratos à base de erva-mate e a “Cachaça do Machadinho”, possibilitarão uma diversidade gastronômica rica e diversificada para uma experiência única, quando o roteiro em sua totalidade for aberto para a visitação.

Fotos 2 e 3: Churrasco de Lagoa Vermelha. Fonte: Livro Churrasco de Lagoa Vermelha. A arte, o segredo, o seu tradicional preparo. 2017.

 

Três elementos, ao longo do tempo, são plenamente identificáveis na formação e trajetória desse espaço geográfico. Interagem de forma comum, natural e muito próxima: a água, a erva-mate e o tropeiro. De onde deriva o nome Circuito das Águas, das Tropas e do Mate.

 

A ÁGUA é representada no circuito pelo berço das águas, nascentes das sub-bacias hidrográficas Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Taquari-Antas, e Jacuí, pelo divisor natural de águas que separa e dá origem as bacias hidrográficas do rio Uruguai e do rio Guaíba, pelas barragens do Capingui e de Machadinho. Pelas cascatas e o nascedouro do rio Uruguai em Barracão e pelas águas termais de Machadinho. A água também foi presente na nominação do município de Lagoa Vermelha. Ou seja, elemento muito significativo na região.

Foto 4: Nascedouro do Rio Uruguai. Fonte: Barracão-RS - O Paraíso das Cascatas. 2022.

 

 

A ERVA-MATE distribuída de forma natural em toda essa região foi desde o princípio importante fonte econômica, para o desenvolvimento territorial, na ocupação dos primitivos, jesuítas, colonizadores e tropeiros. Influiu na formação de aglomerados populacionais e na colonização de muitos municípios, alguns deles localizados e pertencentes à conhecida região ervateira de Machadinho. O mate tem um grande legado no cruzar das gerações e na atualidade uma notoriedade toda especial, na forma de seu cultivo, fabricação, formação de blends e comercialização para uso local, como também, para regiões mais distantes.

 

Foto 4: Cosméticos a base de erva-mate. Fonte: Spa Ilex. 2022.

 

 

O TROPEIRO principal agente de interligação deste espaço geográfico. Construiu riqueza, ativou o comércio, abriu caminhos, estradas, fundou povoados, municípios, com influência direta do tropeirismo, interligou regiões, estados brasileiros, mesclou raças, costumes, hábitos e traços culturais que são fundamentais na construção da identidade regional. Foi um grande difusor e instrumento para a popularização do mate, produto tradicional produzido neste espaço territorial.

Foto 5: Formação pecuária do circuito forjada pelo tropeirismo. Fonte: NUCRIDEVON. 2023.

O Circuito ainda não está totalmente aberto à visitação. Apenas alguns pontos já recebem turistas.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!