Ariana Maia
(AA Erva-Mate – Polo Ervateiro do Alto Taquari – RS).
O conceito de alimentos funcionais foi incialmente introduzido no Japão, em meados dos anos 1980, em referência aos alimentos usados como parte de uma alimentação normal que demonstram benefícios fisiológicos ou reduzem o risco de doenças crônicas, além de suas qualidades nutricionais.
No Brasil, a legislação avalia e aprova a alegação de propriedade funcional para alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas, devido a seus compostos ativos podendo esses influenciar na qualidade de vida das pessoas, desde que consumido como parte da alimentação usual, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.
A Erva-mate rica em compostos bioativos como ácidos fenólicos, flavonoides, cafeína, teobromina, teofilina, carotenoides e saponinas tem chamado a atenção da comunidade científica pelo seu potencial funcional, que por trás de pesquisas, vem demonstrando resultados positivos com relação aos benefícios à saúde, destacando-se aí efeito antiobesidade, atividade antidiabética, proteção cardiovascular, propriedades antimicrobianas, neuroprotetora, anti-inflamatória, além de benefícios associados a saúde óssea. (Galante te al, 2023)
Foto: (Arquivo pessoal)
Com os estudos científicos apontando para os benefícios da Erva-mate e por ser um produto da nossa biodiversidade com disponibilidade para atender a população, podemos considerar a Erva-mate na atualidade, como uma planta estratégica para a saúde humana.
Pelo valor nutricional e pela satisfação e prazer que a Erva-mate através de suas bebidas é capaz de nos proporcionar, a lição a ser feita é nos mirarmos no exemplo do Japão e através do embasamento científico, com mais estudos experimentais e clínicos, elevar a Erva-mate a categoria de Alimento com Alegação de Propriedade Funcional contribuindo para a saúde pública e das pessoas.
Foto: (Arquivo Caravana da Erva-mate)
Foto: (Arquivo pessoal)
Foto: (Arquivo Caravana da Erva-mate)
Referências:
Alimentos funcionais. Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/alimento-funcionais/ Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Alimentos para Usos Específicos de Saúde (FOSHU). Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Disponível em: https://www.mhlw.go.jp/english/topics/foodsafety/fhc/02.html Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Galante M, Brun LR, Mandon E, Mazzobre MF, Pacchioni AM, Boeris V. Insights into yerba mate components: chemistry and food applications. In “Studies in Natural Products Chemistry" 2023, Volume 79; 383-433. Doi: 10.1016/B978-0-443-18961-6.00004-4. ElSevier. eBook ISBN: 9780443189623.
Maneiras recomendadas de escolher chás saudáveis disponíveis no mercado. Antes das refeições? Depois das refeições? Quando é mais eficaz beber? Disponível em: https://tokusengai.com/_ct/17325989> Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Senger, A. E., Schwanke, C. H., & Gottlieb, M. G. (2011). Chá verde (<i>Camellia sinensis</i>) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica, 20(4), 292–300. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/7051