Por Gabriel Corrêa
(Pesquisador responsável pelo desenvolvimento da cultivar Cambona 4)
A cultivar de Erva-mate Cambona 4 é o resultado de um trabalho desenvolvido pela extensão rural e pela pesquisa agronômica, baseado na experiência particular do produtor Teodoro Mendes da Fonseca, Seu Dorinho, sócio da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho, APROMATE e de um conjunto de colaboradores que foram fundamentais para o êxito da ação.
Registrada no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, MAPA, sob o Nº 33418, em 12/12/2014, a Cambona 4 é a primeira cultivar de Erva-mate desenvolvida no Estado do Rio Grande do Sul.
Contava seu Dorinho, que retirou de uma mata próxima de sua propriedade, na década de 1970, um grupo de mudas nascidas ao natural e as replantou em sua propriedade na comunidade de Arroio Mariano município de Machadinho.
Uma forte geada ocorrida posteriormente acabou por dizimar quase que a totalidade das mudas, menos duas delas, que as trouxe e as plantou mais próximo ainda de sua casa ao redor de outras árvores remanescentes nativas de erva-mate.
Passados alguns anos, uma das mudas produziu frutos. Com suas sementes, fez várias mudas que deram origem a um erval bastante uniforme em produção e aparência morfológica das árvores.
A partir de 1994 com a criação da APROMATE somando-se ao fomento do município de Machadinho ao cultivo da erva-mate, através da Cooperativa Agrícola Mista Ourense Ltda. CAMOL, Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal, iniciou-se uma seleção de árvores matrizes para a produção de sementes, sendo selecionadas 16 árvores femininas, das quais, destacou-se a Cambona 4.
O desenvolvimento da Erva-mate Cambona 4 contou com uma sólida parceria da Apromate, Camol, Embrapa Florestas, Emater/RS-Ascar, Universidade Regional Integrada URI-Campus Erechim, Ervateira Cambona, Maesa e Prefeitura municipal de Machadinho.
DISPERSÃO DA CULTIVAR CAMBONA 4
Inicialmente a Cambona 4 foi sendo cultivada na região de Machadinho/RS, local de sua origem e, tão logo suas virtudes de alta produtividade e sabor suave foram sendo comprovadas, se dispersou de uma forma significativa em outras regiões produtoras de erva-mate.
Conforme informações obtidas no Viveiro Matrix, a dispersão da Cambona 4 entre os anos de 2013 a 2023, alcançou um total de 2.856.000 de mudas, correspondendo à implantação de 1285,1 hectares nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, posicionando a Cambona 4 como a cultivar de erva-mate com maior área plantada no Brasil. Os plantios realizados entre os anos de 1997 e 2013 não estão computados no quadro 1.
Quadro 1 – DISTRIBUIÇÃO DOS PLANTIOS DE ERVA-MATE CULTIVAR CAMBONA 4 ENTRE OS ANOS 2013 A 2023 - BRASIL
Fonte: Viveiro Matrix. Machadinho/RS.
Foto 1: Mudas da Cultivar Cambona 4 em desenvolvimento no viveiro
Foto 2: Muda da Cultivar Cambona 4 em desenvolvimento no campo cinco meses após o plantio definitivo