CRÉDITOS DE CARBONO NOS CULTIVOS DA ERVA-MATE
12/03/2024 14:12 em Erva-Mate

Editorial: Alex Silva 

 

Rádio do Mate 

A Rádio do Mate esteve acompanhando na Expodireto Cotrijal 2024 uma demonstração de medição e concentração de gases de efeito estufa em área cultivada com a cultura da erva-mate.  O pesquisador da Secretaria da Agricultura do RS, Bruno Lisboa apresentou um “Analisador de Gases”, equipamento que permite calcular e coletar dados de emissão de gases de efeito estufa. Os ensaios foram realizados durante a realização da Expodireto, em ervais sombreados plantados com mudas da cultivar Cambona 4 (cultivar oriunda da Região de Machadinho RS).  

O equipamento permite a análise de emissão dos gases de efeito estufa de forma automática e em tempo real, “o laboratório que veio para o campo” destaca Bruno. “Esse equipamento diferentemente das avaliações convencionais, permite que a análise seja feita diretamente no campo, emitindo os resultados de forma imediata”, conclui. O equipamento aponta as leituras em um gráfico na tela de um notebook, medindo a emissão de Gás carbônico, Óxido nitroso e Metano, essas informações são registradas e o sistema gera uma planilha de dados, pelo período de aproximadamente um ano, serão feitas coletas de dados sobre o fluxo desses gases. Somado a isso o carbono vai ser analisado no solo para se ter o cálculo final do estoque no sistema, envolvendo quantificação no solo e quantificação na planta. 

Dessa forma, são observados, os fatores de emissão e tais informações permitem fazer um balanço do carbono no cultivo da erva-mate, gerando documentos precisos que vão auxiliar na política de pagamentos de crédito de carbono, mostrando a capacidade que a cultura da erva-mate tem em descarbonizar (capacidade de retirar a carbono do ambiente). 

A pesquisa se desenvolve no Polo Ervateiro do Alto Taquari e tem como objetivo analisar a emissão de gases em algumas propriedades, servindo como referência.  Os resultados poderão ser usados pelos produtores de erva-mate e “ irão balizar políticas públicas para o pagamento dos créditos de carbono”. 

O pesquisador destaca que: “Essas informações vão servir para mostrar o quanto que a erva-mate tem potencial descarbonizante”.  

O analisador de gases obtém informações através de infravermelho, captura a circulação dos gases da atmosfera, que circulam no equipamento gerando as leituras instantâneas de Óxido nitroso, Gás carbônico, Metano e Amônia a cada 20 segundos.  

“Sempre é importante lembrar que a maior parte do carbono e o maior reservatório no ambiente é o solo, mais inclusive que nas árvores, assim podemos avaliar quanto é emitido, quanto tem de carbono no solo e quanto também tem de carbono estocado na parte vegetal”, afirmou Lisboa. Os dados desses ensaios permitirão análises da emissão e captura dos gases nos ervais, servindo posteriormente para orientarem os produtores nos procedimentos a serem cumpridos com vistas a política do pagamento de créditos de carbono.   

 

Fotos: Felipe Costa  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!