O setor ervateiro esteve reunido nesta quarta-feira (29/22), de forma híbrida, presencial e online, para debater formas de promoção da erva-mate, os principais apontamentos do Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e a formatação de um plano estratégico.
A proposta deste plano foi feita pelo coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate, Ilvandro Barreto de Melo. Segundo ele, a ideia é colocar a erva-mate dentro de um posicionamento mais competitivo, estruturando a cadeia buscando mais qualidade, competitividade e segurança alimentar até 2030.
Para atingir este objetivo, ele propôs a criação de oito comitês: pesquisa, extensão rural e capacitação, IlexTurismo (a partir dos cinco polos ervateiros já existentes no Estado), comunicação e publicidade, educação e cultura, mercado, institucional, editais e captação de recursos e de desenvolvimento e inovação. A ideia vai ser analisada pelo grupo.
Árvore gigante
O professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Jaime Martinez, propôs que o concurso de árvore gigante, desenvolvido pela universidade em parceria com as prefeituras e produtores, tenha como espécie em 2024 a erva-mate. A ideia é que o concurso seja realizado nos cinco polos ervateiros gaúchos, o que totaliza cerca de 250 municípios. Um grupo de trabalho deve ser criado para viabilizar a realização do evento, que teria como nome provisório “Concurso Árvore Gigante Erva-Mate 2024”. Neste ano, a espécie escolhida foi o pinheiro brasileiro (Araucária angustifólia) e contou com 25 inscrições de seis municípios da região do Planalto Médio.
Rádio do Mate
Durante a reunião, também foi apresentada a Rádio do Mate, projeto da Câmara Setorial Nacional da Erva-Mate, como uma ferramenta de divulgação do setor ervateiro. Acesse pelo site: https://radiodomate.com.br/
PEMQSA
As nutricionistas Daniele Fick e Jussara Figueiredo, da Seção de Vigilância de Produtos/Alimentos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), apresentaram o Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos (PEMQSA), destacando as principais questões relacionadas à erva-mate e ao composto de erva-mate. Em 2022, o principal apontamento foi a falta de identificação no rótulo da presença de cristais de açúcar na erva-mate. Já neste ano de 2023, 91% dos produtos de erva-mate estavam em conformidade com a lei e 100% dos compostos.
Participaram da reunião: Sindimate, Ibramate, Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate), Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate), Associação dos Amigos da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari, Universidade de Passo Fundo, Famurs, ervateiras, Secretaria Estadual da Saúde e Seapi.