José Ataídes Sarturi mais conhecido como Nenito Sarturi
Programa Herança Musical
Publicado em 19/01/2024

Compositor, cantor, jornalista e radialista.

José Ataídes Sarturi mais conhecido como Nenito Sarturi

Trabalhou em diferentes rádios no Rio Grande do Sul. Formado em Direito e em Jornalismo pela UFSM, É também delegado de polícia. Foi funcionário do Banco do Brasil. Dedicado também a pesquisas sobre a música e a cultura gaúcha. Atuou nas Rádios Planalto, em Passo Fundo, Medianeira, em Santa Maria, Guarathan, em Santa Maria, Municipal, em São Pedro do Sul, e Rádio Iguaçu de Santiago.

Iniciou a carreira artística em 1979, concorrendo em festivais de música nativista gaúcha, nos quais foi vencedor por diversas vezes. Parceiro de grandes nomes da música gaúcha como Gaúcho da Fronteira, Osvaldir, Carlos Magrão, Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto, Miguel Marques, Beto Caetano e Wilson Paim. Em vinte anos de carreira, teve cerca de 500 músicas gravadas. Em 1992, lançou o livro de poemas “Nacos de apego”. Em 1995, lançou o primeiro disco, o LP “Rumos”, gravado com o grupo Os tropeiros. No mesmo ano, gravou com o grupo Os campeadores o CD “Toureando a sorte”. Dois anos depois, lançou o CD “No Braseiro da Saudade”, com destaque para as músicas “A trote”, com Antonio Gringo; “Manhãs”, com Miguel Marques; “Num bordonear de milonga”, com Miguel Marques; “Um pito”, com Cláudio Patias e Nelcy Vargas, e “No encanto da gruta”, com Beto Caetano. Em 1998, gravou o CD “Cantigas de Serra e Campo”, do qual constam músicas como “Cantiga de serra e campo”, com Sérgio Rosa; “Quando as rocas se calam”, com Sérgio Oliveira e Miguel Marques; “Poncho e paz”, com Sérgio Rosa; “Peão de tropa”, com Nilton Rosa e Sérgio Rosa, e “Ao pé do braseiro”, com Luiz Bastos. Em 1999, lançou dois discos: o CD “Da pura cepa crioula”, e “Caminheiros”, este último, em parceria com a cantora Analise Severo. O show “Caminheiros” com a cantora Analise Severo contou com as participações de Beto Caetano e Nelcy Vargas, como arranjadores e produtores musicais, Enéas Moraes, na bateria, e Adilson Carvalho e Sidinei Vargas, estes dois últimos ex-integrantes do grupo Os Araganos. Destacam-se nesse disco as composições “Partida”, de Mauro Ferreira, “Primavera de sonhos”, de Telmo de Lima Freitas, “Caminheiros”, parceria com Zulmar Benitez, e “No encanto da Gruta”, com Beto Caetano. Ainda em 1999, teve as músicas “Papai Noel mora bem pertinho”, com Lauro Soares e Wilson Paim, e “Natal campeiro”, com Wilson Paim, gravadas no CD “Natal gaúcho”, lançado por Wilson Paim.

Em 2001, lançou, pela Raro Discos, o CD “Pra ouvir e dançar”, do qual constam as músicas “Cordeona”, composição sua com Luiz Lanfredi e Leonir Marques; “Trincheiras”, com Milton Magalhães; “Vaneira da restinga”, com Agostinho de Sá e Vivaldino da Silva; “Costeando estrelas”, com Sérgio Rosa; “Bailanta”, com Luiz Carlos Borges, e “Dom Cacho”, com Daniel Morales. Em 2003, foi o vencedor do 18º Carijo da canção nativa, na cidade de Palmeiras das Missões, com a música “Coplas pra um afogado”, parceria com Adair Philipsen e Miguel Marques, interpretada por Miguel Marques.

Em 2004, teve a vaneira “Estrela cadente”, a guarânia “Na mesa de um bar”, e o vanerão “Fandango em Unistalda”, parcerias com Beto Caetano, gravadas no CD “Vida, cordeona e canções”, lançado por Beto Caetano pela USA Discos. Nesse ano, lançou o CD “Caminhos de Santiago”, pela Sonare Discos, em que se destacam as músicas “Santiago do coração”, com Nilza Dornelles; “Quando o Eurides tocava”, com Paulo Reis; “Santiago, terra dos poetas”, com Leonardo Sarturi; “Aureliano vove”, de José Fernando Gonzales e Miguel Marques; “Santiago, minha terra”, de Justino Lopes e Miguel Marques; “Prosa de pampa e rio”, de Ataliba Lopes e Marília Lopes, e “Terra de artistas”, de Beto Caetano. Entre outros, foi premiado nos seguintes festivais de música no Rio Grande do Sul: Gauderiada da canção gaúcha de Rosário do Sul; Ponche verde da canção gaúcha de Dom Pedrito; Canto do Vacacaí em Restinga Seca; Carijo da canção gaúcha de Palmeira das Missões; Ronda de São Pedro em São Borja; Canto Alegretense da canção gaúcha de Alegrete; Grito do nativismo gaúcho de Jaguari; Candeeiro da canção gaúcha de Restinga Seca; Canto Farroupilha de Ijuí; e Encontro das águas de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online