Venâncio Aires exportou somente dez quilos de Erva-mate em 2005, passou para 600 em 2010 e 546 tonelada em 2013. Somente em 2021 superou a casa do 1º milhão de quilos (1.034.868) e multiplicou a exportação mais 4,5 vezes, chegando ao número de 4.602.728 quilos de Mate vendidos para o exterior no ano passado. O número ainda é distante do tabaco, também comercializado a partir do município gaúcho.
Somente de ‘tabaco não manufacturado; desperdícios de tabaco’, em 2024, Venâncio Aires exportou 150,9 mil toneladas, quantidade até menor que as 243,7 de 2005, segundo a Comex Stat, estatísticas da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Marcos Hüttmann, destaca as exportações de tabaco. Elas representam 95% de tudo exportado a partir do município. Mas a Erva-mate, também ganha destaque.
“Realmente é um novo momento para a Erva-mate em geral”, observa o secretário. E potencializa o desenvolvimento de Venâncio Aires. “Esses números mostram a pujança econômica do município, posicionando-o como umas das maiores economias do Rio Grande do Sul. Somos a 23ª economia do Estado e entre os 30 municípios mais populosos do Estado, em um montante de 497 municípios”, acrescenta.
Nesse contexto, o Mate tem ganhado evidência, tanto com produtos quanto com novos mercados. “Nos últimos anos, além da diversificação da matriz produtiva, investimos muito na cultura local e as indústrias do município encontraram nichos de mercado para a Ásia, exportando Erva-mate descansada e também para chás”, explica Marcos Hüttmann. “Somos o 6º maior exportador do Rio Grande do Sul e 2º maior de Erva-mate”.
No início de maio, o município realiza a Festa Nacional do Chimarrão, ao passo que avalia potencialidades para o Mate e diversidade de produtos. “Tradicionalmente, as fábricas locais investem muito para a produção da Erva-mate chimarrão, para o mercado doméstico, mas com o passar dos anos viram a oportunidade e o crescimento do uso dessa matéria-prima em outros países. Temos muito a explorar ainda”.
Venâncio Aires é a “Capital Nacional do Chimarrão”. O título foi concedido para reconhecer a importância cultural, econômica, social e histórica da Erva-mate para a cidade. Além do Parque Municipal do Chimarrão, onde é realizada a Festa Nacional do Chimarrão (FENACHIM), outros atributos culturais enriquecem a cultura e a história local ligada ao Mate, como a Escola do Chimarrão e o Largo do Chimarrão, com chimarródromo.
Com informações da Comex Stat e entrevista com o secretário Marcos Hüttmann e imagem/prefeitura de Venâncio Aires.