RIO URUGUAI: DO PASSO DO PONTÃO À PUNTA GORDA
Meio Ambiente
Publicado em 19/12/2024

 

Crônica

Texto: Ilvandro Barreto de Melo

Foto: Murilo Milanez

Arte: Grupo Passo do Pontão SC/RS

 

De nascimento na Serra Geral, numa altitude de 1822 m, eu desenho a divisa do estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul e percorro uma longa distância de 437 km para chegar à minha foz numa altitude de 440 m. Eu sou o rio Pelotas (Uruguai Mini).

Também sou da Serra Geral, venho de uma altitude de 1600 m, faço uma viagem de 570 km, deslizando unicamente em território catarinense para também, numa altitude de 440 m, desaguar em minha foz. Eu sou o rio Canoas (Uruguai Guazú).

Bem-vindos dois belos e grandes rios, Pelotas e Canoas, a esta tríplice fronteira. Estamos em Barracão, estado do Rio Grande do Sul, nos municípios de Celso Ramos e Campos Novos na margem catarinense. Deste marco em diante somos um único rio, o majestoso rio Uruguai.

Vou lhes convidar para uma viagem internacional. Uma longa jornada de 1770 km, passando pelos territórios do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Partiremos daqui de onde nos encontramos, do “Sítio Arqueológico, Histórico e Paisagístico Passo do Pontão”, cruzaremos a “Ponte da Integração”, formaremos o “Lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho”, o lago da Usina de Itá e o lago da Usina Foz do Chapecó. Encontraremos o rio do Peixe e a famosa Ponte Férrea em Marcelino Ramos e Piratuba, cruzaremos o Salto do Yucumã e chegaremos juntos com o rio Paraná para formamos, em Punta Gorda, fronteira da Argentina com o Uruguai, o rio da Prata.

Levaremos nessa viagem a história de pescadores, de tropeiros, de ervateiros, de costeiros, de chibeiros, de piragueiros e balseiros. Os sonhos, as poesias, as melodias, os cantos e os gritos de sapucay inspirados em nossos remansos, barrancas e corredeiras, que atraem tantos admiradores e simpatizantes.

Proporcionaremos um espetáculo de lindas paisagens com rica flora e fauna. Preservaremos a biodiversidade, geraremos energia, produção de alimentos, água para o mate e desenvolvimento econômico. Afinal, eu rio Uruguai nasci de ti rio Pelotas, nasci de ti rio Canoas!

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento

Chat Online