Morre o locutor Lombardi, do Sílvio Santos
Ele ficou conhecido do grande público por causa da sua voz no programa do Silvio Santos, com quem trabalhou por mais de 40 anos. O rosto de Luís Lombardi Neto não era muito conhecido, porém muitos sabiam o seu nome. Ele morreu em um dia como este, no ano de 2009, em Santo André (SP), aos 69 anos. O locutor sofreu um infarto agudo e foi encontrado sem vida pela esposa, pela manhã. Silvio Santos, após saber do falecimento de seu amigo, interrompeu a gravação de um programa especial de Ano Novo, mas voltou aos trabalhos em respeito a Lombardi e à plateia.
Lombardi nasceu no dia 22 de dezembro de 1940, em São Paulo, e cresceu no bairro do Bixiga. Ele começou sua carreira de locutor na TV Paulista, atual TV Globo São Paulo, onde conheceu Silvio Santos. Depois de 15 anos, deixou a emissora para seguir com Silvio Santos, que estava abrindo a sua própria televisão. Na época de sua morte, Lombardi apresentava um programa em uma estação de rádio de Santo André.
Traficante Pablo Escobar é caçado e morto na Colômbia
Um dos mais poderosos traficantes do mundo, Pablo Emílio Escobar Gaviria, mais conhecido como Pablo Escobar, morria em um dia como este, no ano de 1993, aos 44 anos, na cidade de Medellín, na Colômbia. Escobar conquistou fama mundial e tornou-se um dos homens mais ricos do mundo por conta do tráfico de cocaína aos Estados Unidos e outros países. Estima-se que no auge de sua carreira, movimentava US$ 1 milhão por dia e que seu patrimônio era de US$ 13 bilhões. Além disso, ele também era conhecido pelo estilo impiedoso, que usava a tática da corrupção e intimidação. Ele aplicava a política do "dinheiro ou chumbo", em que juízes, policiais, políticos e outros eram obrigados a aceitar o seu dinheiro, caso contrário seriam executados. Acredita-se que Escobar tenha tido envolvimento em mais de cinco mil mortes ao longo de duas décadas de terror. Ele teria sido responsável pelo assassinato de três candidatos à presidência da Colômbia, pela explosão do voo Avianca 203 e do prédio de segurança de Bogotá em 1989. Também liderou uma sangrenta guerra do Cartel de Medellín contra o Cartel de Cali. Por conta disso, Escobar também ganhou muitos inimigos, entre eles os governos da Colômbia e dos Estados Unidos, além de organizações paramilitares que o caçavam.
Em 1992, Escobar foi "preso" em sua luxuosa prisão particular chamada de "La Catedral" para evitar uma extradição para os EUA. Ele dizia que "preferia ser morto em Medellín do que ir para uma cela nos EUA". Contudo, após alguns escândalos sobre os luxos, regalias e negócios em sua suposta prisão, o governo colombiano determinou a transferência de Escobar para outra prisão, em 22 de julho de 1992. Foi quando ele decidiu fugir, temendo uma extradição aos EUA. Depois de 15 meses de busca pelo traficante, Escobar foi encontrado pelo grupo conhecido como Search Bloc (uma polícia especial da Colômbia, treinada pelos EUA). Ele foi encurralado em um telhado e morreu após ser baleado várias vezes.
Deus manda no céu e e eu mando na Colômbia.
Dinheiro ou chumbo.
Às vezes eu sou Deus, se digo que um homem morre, ele morre no mesmo dia.
Prefiro estar estar em um caixão na Colômbia, do que em uma cela nos Estados Unidos.
Pablo Escobar
Fidel Castro assume como presidente de Cuba
Em um dia como este, ano ano de 1976, Fidel Castro assumiu o cargo de presidente de Cuba por causa de uma mudança na constituição do país, aprovada em um referendo realizado em fevereiro do mesmo ano. Com isso, foi extinto o cargo de primeiro ministro, até então ocupado por Fidel desde 1959, quando ele assumiu o poder após liderar uma vitoriosa revolução que derrubou Fulgencio Batista. A partir de 1976, Castro passou a ocupar a presidência tanto do Conselho de Estado como do Conselho de Ministros, instituições recém-criadas pela nova constituição, fato que o transformou, ao mesmo tempo, em chefe de estado e em chefe de governo. No final de julho de 2006, Fidel Castro ficou doente e cedeu o poder, temporariamente, para seu irmão mais novo, Raúl. Ele deixou oficialmente o poder em fevereiro de 2008.