Menu
CRÉDITO DE CARBONO NA CULTURA DA ERVA-MATE
Por Rádio do Mate
Publicado em 17/03/2025 09:28
Erva-Mate

A Fundação Solidaridad, reconhecida globalmente por promover práticas agrícolas sustentáveis e inclusão social, teve uma participação de destaque no 17° Fórum Florestal RS, realizado em 13 de março de 2025, na Expodireto Cotrijal. Durante o evento, Gabriel Dedini, gerente de programas de café e erva-mate, apresentou uma proposta de projeto inovador que visa implementar créditos de carbono na cultura da erva-mate, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico dos produtores e do setor ervateiro. 

 

Solidaridad: atuação global e no Brasil

Fundada em 1969, a Solidaridad é uma organização internacional que atua em mais de 40 países, promovendo cadeias de valor sustentáveis em setores como agricultura, mineração e têxtil. No Brasil, a fundação desenvolve projetos voltados para a agricultura sustentável, apoiando pequenos e médios produtores na adoção de práticas que conciliam produtividade e respeito ao meio ambiente.

                  

 

 

Solidaridad: atuação no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul a Fundação Solidaridad No Rio Grande do Sul a Fundação Solidadried trabalha com projetos voltados à atividade ervateira e a restauração ambiental do nordeste gaúcho região de Machadinho-RS, aonde já trabalha com projetos voltados à atividade ervateira e à restauração ambiental. Também possui atuação no Polo Ervateiro do Alto Uruguai.

Com referência ao trabalho de erva-mate relacionado ao carbono, a Solidaridad em parceria com a Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate) e a Emater/RS-Ascar conta com seis unidades instaladas com a ferramenta Carbon Matte, desenvolvida pela Solidaridad e Embrapa Florestas, específica para uso nos ervais. Três delas no município de Machadinho, Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho. As outras três estão instaladas nos municípios de Áurea, Gaurama e Itatiba do Sul, respectivamente, estes integrantes do Polo Ervateiro do Alto Uruguai. A proposta do projeto em questão irá ampliar a atuação da fundação ao Polo Ervateiro Celeiro Missões, atendendo toda a área de dispersão da erva-mate situada na Bacia Hidrográfica do rio Uruguai.

 

Foto: Solidaridad em visita a produtor assistido. Região de Machadinho/ RS. Fonte: Solidaridad 

Proposta de projeto de crédito de carbono na cultura da erva-mate

Durante sua apresentação no fórum, Gabriel Dedini detalhou a proposta de projeto que incentiva o plantio de novas áreas. A iniciativa busca não apenas aumentar a produção, mas também inserir os produtores no mercado de créditos de carbono, uma estratégia que remunera atividades agrícolas que contribuem para a redução de gases de efeito estufa. Dedini destacou que a erva-mate possui um potencial significativo de captura de carbono, o que pode gerar benefícios econômicos adicionais aos produtores. Além disso, a expansão do cultivo de forma sustentável contribui para a preservação ambiental e reforça o compromisso do setor com práticas responsáveis. 

A erva-mate é uma das principais espécies florestais não madeireiras mais cultivadas no Sul do Brasil, traduzindo-se numa importante fonte de renda para pequenos e médios produtores, bem como para indústrias ervateiras beneficiadoras da matéria-prima. A espécie possui alto potencial de estocagem de carbono.

Foto: Alex Silva - Gabriel Dedini, da Fundação Solidaridad.

 

Alex Silva - Rádio do Mate

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online