Elton Saldanha (Itaqui, RS) é um cantor e compositor brasileiro de música regional gaúcha. Mudou-se para Porto Alegre, trazido pelo também cantor Juarez Bittencourt. Formou-se em jornalismo.
Apresentou, durante três anos o programa "Fandango" na TVE-RS e "Buenas Tardes Tchê", na Rádio Rural. Como ator, participou da minissérie A Casa das Sete Mulheres, na TV Globo e, em 2002, atuou no curta-metragem Pois é, Vizinha.
Venceu vários festivais como compositor ou intérprete, entre os quais a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, a Seara da Canção de Carazinho, o Musicanto Sul-americano de Nativismo de Santa Rosa, a Coxilha Nativista de Cruz Alta, a Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, o Canto da Lagoa de Encantado, o Festival da Barranca de São Borja, a Tafona da Canção Nativa de Osório, a Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha, o Ronco do Bugio de São Francisco de Paula, o Serra Canto e Cantiga de Veranópolis, o Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, a Sapecada da Canção Nativa de Lages, o Festival Cantamérica de Buenos Aires, entre outros.
Entre seus maiores sucessos estão: Eu Sou do Sul, Castelhana, Canta Catarina, Cardeais, Hino dos Cavaleiros da Paz, Ronda de Tropa e Pé na Estrada. Elton também é membro dos movimentos "Cavaleiros da Paz", "Cavaleiros da Amizade", "Cavaleiros Sem Fronteiras" e fundador do TAPE (Tribo Amigos do Pé no Estribo).