Cenair Maicá, Cenair Maicá nasceu em 3 de maio de 1947 no município de Tucunduva, próximo a Santa Rosa. Passou sua infância na cidade de Oberá, na Argentina.
Programa Herança Musical
Publicado em 24/11/2023

Cenair Maicá nasceu em 3 de maio de 1947 no município de Tucunduva, próximo a Santa Rosa. Passou sua infância na cidade de Oberá, na província de Misiones, Argentina. Começou sua carreira artística com dez anos, no município de Santo Ângelo, e manteve em sua obra traços de integração latino-americana. Viveu e teve um restaurante em São Miguel das Missões, cidade conhecida por abrigar o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, remanescentes de antiga redução jesuítica.

O músico lançou seu primeiro disco em 1970, Filosofia de Gaudério, em parceria com Noel Guarany. Seu primeiro solo, "Rio de Minha Infância", veio em 1978. Sua discografia reúne sete discos, sendo o último o “Troncos Missioneiros”, de 1988.

As músicas de Cenair Maicá são marcadas por poéticas de consciência social e ambiental. As letras falam, por exemplo, sobre o massacre dos povos indígenas na região de fronteira que une Brasil, Argentina e Paraguai. Também sobre a vida dos trabalhadores do campo e da vida na fronteira, e sobre o rio Uruguai, símbolo ambiental da região Noroeste gaúcha.

Entre suas composições mais conhecidas estão Rio de minha infância, Meu canto, Baile do Sapucay, KM 11 e Canto dos livres. Na música João Sem Terra, fala do drama de quem não tem onde morar e enfrenta as dificuldades na busca do sonho.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online