24 de abril, próxima quinta-feira, o estado do Rio Grande do Sul comemora de duas iguarias tradicionais e marcas da identidade gaúcha. A data foi instituída através da lei 11.929, de 20/06/2003, e define o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande do Sul e o churrasco à gaúcha como prato típico. Depois, em setembro de 2021, acrescentada a realização de uma “Mateada da Integração Gaúcha” junto à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
“Essa data tão especial celebra duas tradições gaúchas que estão no coração de nosso povo”, citou a Escola do Chimarrão, numa publicação do ano passado. A instituição ensina como preparar a bebida tradicional com Erva-mate, em eventos, ações culturais e educativas. Sua sede é em Venâncio Aires, a "Capital Nacional do Chimarrão". Nome oficializado pela Lei Federal nº 12.200, de 15 de janeiro de 2010️, atribuindo ao município o título.
Assim, reconhecendo a importância de Venâncio Aires, um dos municípios maiores exportadores de Mate brasileiro, da produção industrial e, assim, potencializando a divulgação do Chimarrão, símbolo da cultura Gaúcha, brasileira e sul-americana. Inclusive com Festa Nacional programada para os próximos dias. A 17ª Fenachim será de 01 a 04 e de 07 a 11 de maio de 2025 e fortalece essa identidade do Rio Grande do Sul no cenário cultural e histórico.
“Mate amargo, símbolo de hospitalidade e amizade, é mais que uma bebida, é um ritual que fortalece nossas raízes. Uma bebida milenar de herança indígena Tupi-Guarani e Caingangue (tribos indígenas que viveram e vivem em território sul-americano). Infusão de água quente ou morna na "caa", ou "planta milagrosa". Companheiro inseparável em todas as horas, que nos conecta com nossa cultura e história, nos remontando a quem somos e de onde viemos”, cita a Escola do Chimarrão.
“A Festa Nacional do Chimarrão, carinhosamente chamada de Fenachim, é uma festividade que ocorre no município de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul – Brasil. A festa que tem em sua essência destacar a cultura da Erva-mate e o tradicional hábito gaúcho do chimarrão ocorre no mês de maio, de dois em dois anos, potencializando a economia, o turismo e o desenvolvimento da cidade do interior do estado gaúcho”, descreve o site oficial do evento.
A festividade tem origem no início dos anos de 1980, “veio para ir além e transformar a até então Festa Municipal do Chimarrão, instituída pela lei municipal 666, de 6 de maio de 1970, na grandiosa Festa Nacional do Chimarrão”. Era realizada de quatro em quatro anos, e sem local próprio. Atualmente, celebrada no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires. A abertura oficial da sua 17ª edição será dia 1º de maio.
Com informações da Fenachim e Escola do Chimarrão e imagem Escola do Chimarrão/Instagram.