Menu
Região do Alto Taquari busca diferenciar produção de Mate
Por Rádio do Mate
Publicado em 11/04/2025 13:51
Erva-Mate

O desenho do planejamento regional gaúcho tem duas frentes de trabalho, uma delas institucional no sentido de ter estratégias para consolidar parcerias e ampliar a visibilidade regional, sustentada no território tradicional e diferenciada na produção de Erva-mate de qualidade. A outra, consultorias na construção da Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate do Alto Taquari com 35 produtores envolvidos nesse processo da estruturação.

 

O presidente da Associação dos Produtores e Parceiros da Erva-Mate do Alto Taquari (APPEMAT), Clovis Roberto Roman, teve duas agendas institucionais em Porto Alegre. Visitas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec) e Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo é o "fortalecimento dos vínculos com essas importantes instituições, além da apresentação dos projetos estratégicos desenvolvidos pela APPEMAT, com foco na valorização da Erva-Mate do Alto Taquari".

 

"Entre os temas centrais tratados, destacam-se a qualificação dos produtores, a melhoria das condições de trabalho no erval, o estímulo à adoção de novas tecnologias e o incentivo à pesquisa aplicada, pilares fundamentais para o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) em andamento", detalhou a entidade.

 

Clovis Roman teve agenda , na Sedec, com Evaldo da Silva Júnior, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais e pela coordenadora de Relações Consulares e Diplomáticas, Astrid Schünemann. Na outra, no Mapa, com o superintendente José Cleber Dias de Souza. Em comum, "consolidar parcerias e ampliar a visibilidade da região como um território tradicional e diferenciado na produção de Erva-mate de qualidade".

 

Na outra ponta do mecanismo de trabalho, para construção da futura IG da Erva-Mate do Alto Taquari, foi iniciado o ciclo de consultorias. "Ao todo, 35 produtores envolvidos no processo de estruturação da IG, serão contemplados", cita a Associação. "As consultorias estão sendo conduzidas por Cleber Zortéa", numa parceria entre a APPEMAT e o Sebrae, com o apoio da Emater/RS.

 

Para o presidente da Associação, Clovis Roman, "a profissionalização dos atores da cadeia produtiva representa um passo fundamental para o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável do setor". No final de março, uma reunião com lideranças, na entidade, pautou assuntos relacionados. Destacando a "importância da união entre produtores, instituições e órgãos governamentais para fortalecer a cadeia produtiva da Erva-mate".

 

Com informações e imagens APPEMAT.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online