Menu
Escola destaque gaúcha inicia projeto com ênfase no Mate
Por Rádio do Mate
Publicado em 11/04/2025 08:00
Erva-Mate

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Biasi de São João da Urtiga alcançou a impressionante nota de 82,58, se destacando entre as 200 melhores escolas do Estado do Rio Grande do Sul, recentemente, no prêmio Alfabetiza Tchê. O município integra a Região de Machadinho com registro da Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP) dentro da cadeia produtiva da Erva-mate.

 

O prêmio Alfabetiza Tchê calcula o Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe). A Escola destaque, EMEF Luiz Biasi - por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura de São João da Urtiga e com o apoio da Emater/RS-Ascar -, lançou o projeto "Mateando Cultura: Poesia, Música e Conhecimento em um Só Ritual". E visa "aprofundar o conhecimento sobre a cultura gaúcha, com ênfase no cultivo da Erva-mate e na tradição do chimarrão".

 

Segundo a prefeitura, o projeto contará com um cronograma estruturado, no qual, de março a novembro, os estudantes se reunirão mensalmente por aproximadamente 30 a 40 minutos para ler, discutir e aprender sobre a literatura e a música gaúcha, tudo no contexto da roda do chimarrão. O projeto foi lançado no dia 28 de março com presença e palestra do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo.

 

Dentre as metas do projeto está a promoção, "a difusão e o aprofundamento do conhecimento sobre nossas tradições e cultura, fortalecendo a identidade regional e incentivando a valorização de nossas raízes culturais", conforme divulgou a prefeitura. Durante o seu período de realização, a iniciativa vai unir os alunos ao chimarrão com recital de poesias, leitura de contos e música tradicionalista.

 

Nos encontros mensais, os professores e alunos vão manter as rodas de mate, trazendo mais aprendizado sobre a Erva-mate, sua história e importância. Tudo isso integra a transmissão da cultura e do hábito tradicional, da identidade do gaúcho ligado ao chimarrão. Reforçando o ritual e conectando com a literatura. Se configurando como mais um espaço importante para o fortalecimento cultural e histórico do Rio Grande do Sul.

 

Com informações e imagem da Prefeitura de São João da Urtiga.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online