Menu
Parceria empresa e universidade potencializa desenvolvimento de produtos
Publicado em 12/02/2025 09:17
Erva-Mate

A professora doutora Charise Dallazem Bertol, do curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF), cita a existência de um setor específico para desenvolver parcerias, dentro da instituição. Pode sugerir o tema e buscar um pesquisador, ou então, apontar o profissional de que tem interesse. Isso abrange desde acadêmicos em graduação até pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Essas relações potencializam o desenvolvimento científico de produtos. Charise Dallazem Bertol trabalha, também, no programa de pós-graduação em envelhecimento humanos de Passo Fundo/RS. As parcerias estabelecidas para a universidade, segundo ela, permitem uma pesquisa “chegar até o mercado”. Tanto pelo financiamento desse trabalho, quanto potencializando o desenvolvimento científico, dentro de um ciclo da pesquisa.

Muitas vezes, a empresa parceira paga bolsa de iniciação científica ou mestrado e fomenta esse trabalho científico. “A gente sempre está buscando esse tipo de parceria”, frisa a doutora. A UPF numa parceria com a empresa Inovamate desenvolveu blends com características regionais, a partir da Erva-mate. Unindo propostas e pesquisadores para o desenvolvimento desse trabalho. “É muito importante”, destaca a professora.

Enquanto a empresa ganha um grupo qualificado, a universidade contribui com o plantel de conhecimento. A parte financeira é fundamental para levar esse tipo de projeto à frente. “A gente está sempre buscando esse tipo de parceria”, reforça. No caso da Inovamate com “valoração nacional da Ilex Paraguariensis por meio de chás associados a comprovação científica”, explica.

O estudo sobre blends de chás da linha Matequero apresentou “os seus benefícios à saúde humana”. Justamente conduzido pela professora Charise Dallazem Bertol e o suporte da acadêmica Angélica Wagner da Costa, com apoio da empresa Inovamate, por meio da empresária Ariana Maia. A iniciativa envolveu engenheiros de alimentos e engenheiros químicos, profissionais, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação.

De acordo com a professora, a Erva-mate possui, em sua composição, saponinas, metilxantinas (cafeína e teobromina), polifenóis, e minerais como potássio, zinco, ferro, níquel e cromo, vitaminas A, C, E, vitaminas do complexo B e alguns aminoácidos. “Apresentando benefícios à saúde, é usada para diversos fins terapêuticos, como dor de cabeça, doenças reumáticas, constipação, hemorroidas, fadiga, obesidade, retenção de líquidos, hipertensão, desordens hepáticas e má digestão”, detalha.

Região Sul, Região Sudeste, Região Nordeste, Região Norte fazem parte da linha de blends Matequero. “Uma xícara do Blend Região Sul é mais do que uma bebida: é um convite ao prazer e ao bem-estar”, destaca a empresa Inovamate, numa de suas publicações. “Um encontro entre saúde e sabor com a força antioxidante da Erva-mate, o frescor da maçã, a doçura natural da uva-passa e o toque aromático da canela, cada gole é uma experiência reconfortante”.

Com informações e imagem/reprodução UFP/Inovamate.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online