Fonte: historiadaervamate.com.br
Na quinta-feira da semana passada, 21 de novembro, ocorreu o lançamento da Rota da Erva-Mate no Planalto Norte Catarinense. A iniciativa, segundo a organização, “não é apenas um novo caminho turístico, mas uma verdadeira valorização de nossa cultura, economia e identidade local”. O roteiro cultural, com ervais sombreados por mata nativa e sustentáveis, envolve três municípios: Canoinhas, Três Barras e Bela Vista do Toldo.
A iniciativa tem apoio de entidades, como Sindicato da Indústria do Mate do Estado de Santa Catarina (SindiMate/SC), e foi construído com apoio do Sebrae. “Embarque em uma viagem cultural pelas cidades de Canoinhas, Três Barras e Bela Vista do Toldo, onde a tradição da Erva-mate sombreada ganha vida. Um destino perfeito para quem busca história, sabores autênticos e paisagens incríveis”, destaca uma postagem no canal @encantosdoplanaltonorte.
De acordo com o SindiMate, “a Rota da Erva-Mate vem para potencializar ainda mais essa herança, apresentando aos visitantes não apenas a produção e o consumo da erva, mas toda a cadeia de saberes e fazeres que a cercam”. Aos municípios envolvidos, e seus vizinhos, representa oportunidade de desenvolvimento econômico, por conta de trazer turistas para essas “experiências autênticas, com foco no turismo rural, nas propriedades produtoras e nos sabores típicos da nossa região fortalecendo o comércio local e incentivando o turismo sustentável”.
A Rota da Erva-mate, é também uma “forma de preservação e valorização do nosso meio ambiente. A produção de Erva-mate, quando feita de maneira sustentável, ajuda a conservar nossas florestas, promove a agricultura familiar e mantém vivos nossos costumes”, frisa o SindiMate/SC. Ao passo que citar ser “apenas o começo de um novo ciclo de crescimento para nossa região, que traz consigo prosperidade, valorização da nossa história e muito mais visibilidade para nossa cultura”.
O desenvolvimento dessa Rota da Erva-mate Planalto Norte foi realizado pela Rota Encantos do Planalto Norte e Sebrae Santa Catarina. Tendo como participantes as indústrias e comércios e o apoio da Associação Comercial e Industrial de Canoinhas (Acic), Acatur e SindiMate/ SC. A região está a 370 Km de Florianópolis, 150 Km de Joinville, 240 de Km Blumenau, 260 de Lages – aeroporto de Correia Pinto, 210 de Curitiba e 550 Km de Porto Alegre.
Com informações e imagens @encantosdoplanaltonorte. e SindiMate/SC.