O Conselho Gestor da Erva-mate do Vale do Iguaçu – COGEMATE no dia 29/07 nas dependências do SENAC de União da Vitória realizou reunião técnica onde membros da INVEST PARANÁ, Bruno Banzato e Marcella Nicastro apresentaram o projeto VRS LAB + MATE, que visa realizar análises e fornecer um plano de ação para impulsionar as atividades locais e preservar a riqueza cultural e ambiental das comunidades. A reunião definiu grupo de trabalho “fórum permanente” para auxiliar incubadoras, inovações, programas em a cadeia produtiva da erva-mate no desenvolvimento regional.
No início da Reunião o presidente Nei Antonio Kukla entregou carta a qual solicitou seu afastamento da presidência por motivos profissionais e pessoais e no ato nomeou o senhor Naldo Hiraki Vaz (vice-presidente) a assumir a presidência do COGEMATE. Em suas palavras disse que “estou me afastando da presidência por motivos pessoais e profissionais os quais demandam de tempo e dedicação. Nosso vice-presidente Naldo Hiraki Vaz já tem bom conhecimento e o COGEMATE terá uma boa gestão no período de meu afastamento”.
Nas palavras do Presidente empossado Naldo Hiraki Vaz, ” Este projeto difere de muitos que ocorrem no estado e no Brasil. Com um olhar profundo dentro da cadeia produtiva e objetivos únicos de ações voltadas ao território do mate, o projeto se destaca de forma surpreendente. A preocupação como embalagens, marcas para produtos da bioeconomia, feiras e eventos já demonstra a seriedade da entidade em promover a cadeia. O Paraná, historicamente sempre na liderança da produção de erva-mate, agora passa por uma grande evolução industrial. No entanto, ainda precisamos criar diretrizes para organizar o setor de forma mais inovadora. “