ERVA-MATE: EM BUSCA DAS ÁRVORES GIGANTES
06/06/2024 07:55 em Erva-Mate

Por Rádio do Mate 

Uma iniciativa da Universidade de Passo Fundo, UPF, no ano de 2023 possibilitou a criação do “Concurso Árvores Gigantes” que visa identificar os maiores exemplares (Árvores-Gigantes) de diferentes espécies arbóreas nativas da região do Rio Grande do Sul, também consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre. Cada edição do concurso destaca uma espécie arbórea específica com o objetivo de despertar interesse e curiosidade sobre essas espécies, promovendo a valorização das florestas entre proprietários de terras e a comunidade em geral, salienta um dos coordenadores do concurso, o professor Jaime Martinez.

 

Concurso Árvores Gigantes do RS. Foto: Diogo Freitas.

 

Gabriela Rodrigues, também coordenadora do certame, destaca que para o período de 2024/2025 foi escolhida a ERVA-MATE (Ilex paraguariensis), Árvore Símbolo do Rio Grande do Sul como elemento focal do concurso. Além de identificar os exemplares de árvores gigantes nos cinco Polos Ervateiros do estado gaúcho serão promovidos amplos debates sobre a espécie erva-mate, destacando sua importância econômica, ambiental, social, cultural e turística. O dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a data escolhida para o lançamento do concurso em sua segunda edição. A programação contou com a apresentação do Concurso Árvores Gigantes - Erva-mate 2024/2025 - feita pelo Professor Dr. Jaime Martinez - LAMVIS/UPF, Histórico do Concurso Árvores Gigantes apresentado pela Bióloga Gabriela Rodrigues – UPF, Aspectos históricos da Erva-mate pelo Professor Dr. Marcos Gerhardt - PPGH/UPF, Interações ecológicas da Erva-mate com a Fauna Silvestre pela Professora Dra. Nêmora Pauletti Prestes - Projeto Charão/AMA e Cultura, produção e economia da Erva-mate pelo Engenheiro Agrônomo Ilvandro Barreto de Melo – Emater/RSAscar e Câmara Setorial da Erva-mate/RS. 

 

Concurso Árvores Gigantes do RS. Foto: Vanessa Almeida.

 

Em sequência se manifestaram os representantes das instituições ligadas ao setor ervateiro: Álvaro Pompermayer representando o Sindicato das Indústrias do Mate do Estado do Rio Grande do Sul, Sindimate/RS, Selia Regina Felizari Presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho, Apromate, e Coordenadora do Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho, ao qual pertence o município de Passo Fundo, representando os Polos Ervateiros do Rio Grande do Sul, Ismael Rosset representando o Instituto Brasileiro da Erva-Mate, Ibramate e Dartanhã Luiz Vecchi, Gerente Regional da Emater-RS-Ascar Passo Fundo.

 

Concurso Árvores Gigantes do RS. Foto: Vanessa Almeida.

 

No encerramento da programação foram plantadas no Campus da UPF cinco mudas de erva-mate, cada uma delas oriunda de um dos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul. Polo Ervateiro Celeiro Missões (Região de Palmeira das Missões), Polo Ervateiro do Alto Uruguai (Região de Erechim), Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho (Região de Machadinho), Polo Ervateiro do Alto Taquari (Região de Ilópolis) e Polo Ervateiro Região dos Vales (Região de Venâncio Aires). A coordenação do “Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul” estará em breve divulgando a programação, o regulamento e o cronograma das atividades que irão compor esta segunda edição, que já tem seu final programado e a divulgação do resultado para setembro de 2025, mês em que se comemora o Dia da Árvore.

 

Concurso Árvores Gigantes do RS. Foto: Diogo Freitas.

 

Integram atualmente a comissão organizadora desta edição do concurso a UPF, Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVIS/UPF), Projeto Charão, Câmara Setorial Estadual da Erva-mate, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Passo Fundo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da Floresta Nacional de Passo Fundo (FLONA), Cotrijal, Coprel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-mate, Sindimate/RS, Ibramate. Apromate, Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (Acema), Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai Gaúcho (Aspemate), Associação dos Proprietários de Indústria e Produtores de Mate Alto Uruguai (Indumate), Associação de Produtores de Erva Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), Fundomate e Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari.

 

Concurso Árvores Gigantes do RS. Foto: Diogo Freitas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!