Concurso vai identificar árvores gigantes de erva-mate no RS
05/06/2024 18:25 em Erva-Mate

Foto: Alex Silva

Um concurso de abrangência estadual possibilitará conhecer a maior árvore símbolo do Rio Grande do Sul, a erva-mate (Ilex paraguariensis). Trata-se do Concurso Árvores Gigantes, que está na segunda edição e teve lançamento na manhã desta quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coroando o lançamento, foram plantadas cinco mudas de erva-mate, representando os cinco Polos Ervateiros do Estado.

O Concurso visa identificar os maiores exemplares de diferentes espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul, também consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre. Na primeira edição a espécie foi araucária. De acordo com o coordenador do evento e professor de Silvicultura da UPF, Jaime Martinez, o objetivo é buscar um resgate sobre a importância dos ambientes florestais. "Escolhemos a estratégia de elencar uma espécie por ano para despertar interesse e curiosidade sobre essas espécies, promovendo valorização das florestas entre proprietários de terras e comunidades em geral", explicou.

De acordo com a comissão organizadora, em função das enchentes que assolaram o Estado, para esse ano ficará apenas a divulgação do Concurso e a identificação dessas árvores. Ainda segundo os organizadores, possivelmente a partir do mês de março será lançado o regulamento e a abertura das inscrições, que poderão ser feitas nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. A divulgação da árvore gigante será no dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore.

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Regional Passo Fundo e coordenador da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate, Ilvandro Barreto de Melo, com a escolha da espécie erva-mate, houve um envolvimento maior da Emater/RS-Ascar, visto que a Instituição tem atuação direta no setor ervateiro. Além disso, ele destaca a inserção da Câmara Setorial da Erva-mate do RS, que é composta por cinco Polos Ervateiros do Estado (Região de Machadinho, de Erechim, de Palmeira das Missões, de Venâncio Aires e do Alto Taquari) e, consequentemente, agregou as associações de produtores, o Sindicato das Indústrias do Mate e o Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate). "Houve engajamento de várias instituições do setor ervateiro, participando dessa iniciativa, por isso temos a certeza de que será um concurso com um diferencial significativo, tanto para a UPF como uma grande oportunidade para a erva-mate, que terá divulgação das suas propriedades e seus benefícios, além do que ela representa no contexto ambiental, histórico, econômico, social, cultural e turístico", avaliou Melo.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e lideranças como o gerente regional e a adjunta da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, Dartanhã Vecchi e Rozimeri Alves Galante, o secretário municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo, Cristiam Thans, o presidente do Sindicato das Indústrias de Erva-mate (Sindimate), Álvaro Pompermayer, o coordenador executivo do Ibramate, Ismael Rosset, a presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Selia Felizari, o representante da Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (Acema), Sidiano Amann, o analista ambiental e representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Remi Osvino Weirich, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Marines Scapini Penz.

A comissão organizadora é liderada pela UPF e conta também com o Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVIS/UPF), Projeto Charrão, Câmara Setorial Estadual da Erva-mate, Emater/RS-Ascar, Ibramate, Prefeitura de Passo Fundo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da Floresta Nacional de Passo Fundo (FLONA), Cotrijal, Coprel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-mate, Sindimate/RS, Apromate, Acema, Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai Gaúcho (Aspemate), Associação dos Proprietários de Indústria e Produtores de Mate Alto Uruguai (Indumate), Associação de Produtores de Erva Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), Fundomate e Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 99976-8862
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!