Editorial: Rádio do Mate – 31/01/2024
Um intenso movimento já é percebido no Parque da Expodireto Cotrijal, motivado pelo trabalho das equipes que intensificam os preparativos para a edição da feira, edição 2024. Agendada para 4 a 8 de março, tanto a organização como os expositores focam na infraestrutura do parque, dos estandes e das parcelas a serem apresentadas ao público visitante. Consolidada como uma das mais importantes feiras agropecuárias do mundo a Expodireto Cotrijal tem um grande alcance internacional, inclusive com a participação de um número significativo de países que aumenta a cada ano. Por outro lado, também consegue manter um caráter regional com a presença de expositores, produtos característicos e público visitante da região. Como nos ditos populares “antes de conhecer o mundo de três voltas ao redor da tua casa” ou até mesmo “Que antes de sermos do mundo, temos que ser regional”, a Expodireto destaca o universal valorizando o local.
O MATE COMO UMA REGIONALIDADE DE ALCANCE UNIVERSAL
A erva-mate, árvore símbolo do Estado do Rio Grande do Sul, está presente de forma consolidada na Expodireto Cotrijal, desde o ano de 2007, quando foi implantada a área florestal na parcela da Emater/RS-Ascar, numa parceria que envolveu a Cotrijal, a Emater/RS-Ascar, a Embrapa Florestas, a Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate), o Sindicato das Indústrias do Mate do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Rio Grande do Sul (Sindimadeira/RS) e a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor). A parcela agrega em seu espaço mudas florestais, bosques de Pinus Taeda, Eucalipto Dunni, frutíferas nativas, Nogueira Pecã e o Sistema Agroflorestal de Erva-mate Cambona 4, SAF CAMBONA 4. A indústria florestal se faz representada pelos segmentos de madeira serrada, madeira tratada, construção civil, móveis e fabricação de cuias. A parcela também oferece uma exposição com diversos tipos e marcas de erva-mate com foco no chimarrão, no tereré, no chá-mate e nos cosméticos à base de erva-mate, disponíveis para a degustação dos visitantes nativos e estrangeiros, já que o mate galgou essa notoriedade universal nas mais recentes décadas.
FÓRUM FLORESTAL RS
O Fórum Florestal RS, já tradicional, terá como tema central nesta 16ª edição “A Dinâmica das Florestas e a Relação com o Plano ABC+RS “. Serão três palestras que irão abordar o “Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS)”, as “Ações da Emater/RS-Ascar com Foco na Agricultura de Baixa Emissão de Carbono” e a “Carbon Matte - Metodologia para Cálculo do Fluxo de Carbono da Erva-Mate. As Unidades de Estudo no Rio Grande do Sul”. O Fórum Florestal RS ocorrerá no dia 07 de março de 2024, quinta-feira, com início às 9h no auditório central da Expodireto. O acesso ao evento é gratuito.
Foto 1: Reformas na Parcela de Florestas. Área da Emater/RS. Parque da Expodireto Cotrijal. Não-Me-Toque/RS.
Fotos 2 e 3: Construção de novo espaço para fabricação de cuias de porongo. Parcela de Florestas. Área da Emater/RS. Parque da Expodireto Cotrijal. Não-Me-Toque/RS.
Fotos 4 e 5: Sistema Agroflorestal de Erva-Mate Cambona 4. Parcela de Florestas. Área da Emater/RS. Parque da Expodireto Cotrijal. Não-Me-Toque/RS.